Jornalista é agredido após publicar matéria sobre agressões a animais

O jornalista Marco Antonio Martins Bucater, de José Bonifácio (na Região de São José do Rio Preto), foi agredido após publicar matéria sobre violência contra animais domésticos em um jornal dessa cidade. O conteúdo da reportagem teria desagradado o acusado, identificado como L.R.A.

De acordo com o Termo Circunstanciado, registrado na Polícia Civil por motivo ameaça e vias de fato, e lavrado pelo delegado Luciano de Siqueira Bracci, o autor da agressão surpreendeu a vítima, que caminhava na tarde desta terça -feira (3/2) na rua 21 de Abril, na área central do município.

No depoimento de Bucater, o jornalista tinha acabado de deixar as instalações de uma loja de informática quando o agressor L.R.A. apareceu de forma inesperada e o empurrou contra o muro de um imóvel, desferindo tapas em seu tórax e pescoço. Em seguida, teria agarrado o jornalista pelo pescoço, com golpe de enforcamento com o objetivo da asfixia.

O dono da loja e outros populares saíram em defesa do jornalista, impedindo que as agressões continuassem. De acordo com o TC, L.R.A. teria feito ameaças  do tipo “você não sabe com que raça você se meteu”, “se eu te pegar sozinho, tá ferrado” e “não ande mais sozinho”.

Para o jornalista, o estopim da agressão teria sido uma reportagem que publicou onde denunciava pessoas que soltam rojões para espantar animais domésticos, como gatos e cachorros. A mãe de L.R.A., que é vizinha da sogra de Bucater, uma anciã de 92 anos, seria adepta desta prática e após a publicação da matéria teria sido fiscalizada por entidades protetoras de animais, gerando uma rixa de vizinhos.

Exame de corpo de delito

O jornalista passou pelo exame de corpo de delito na Santa Casa do município de José Bonifácio e tem o prazo legal de seis meses para ingressar com a competente ação no Judiciário contra o agressor.

Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista (SindJorNP) repudia todo e qualquer ato de violência e censura cometidos contra profissionais de comunicação e já colocou o seu departamento jurídico à disposição do jornalista para que seja amparado e possa, se entender necessário, o ingresso de representação criminal contra o autor da agressão no Fórum, além de tomar medidas de proteção para que não venha a sofrer a prometida agressão feita publicamente pelo autor da primeira e também qualquer outra em decorrência do exercício da profissão.

Ainda como medida administrativa, o SindJorNP vai comunicar essa agressão à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, que anualmente registra e divulga os casos de violência contra jornalistas brasileiros, e à Federação dos Jornalistas de Língua Portguesa – FJLP, entidade a qual fará o comunicado sobre o fato aos vários organismos nacionais e internacionais de defesa da liberdade de expressão e imprensa, bem como dos direitos humanos

Representante da categoria profissional

O jornalista Marco Antonio Martins Bucater, além de repórter, é  assessor de imprensa na Câmara Municipal (Poder Legislativo) de José Bonifácio e representante sindical, nas funções de presidente do Conselho Fiscal do SindJorNP.