Saúde, jornalistas! Homenagem aos mediadores da comunicação em seu dia!!!

7 de abril é o Dia Nacional do Jornalista e Mundial da Saúde! Profissional de imprensa fundamental à mediação da informação entre fonte e leitor e de extrema importância à saúde da democracia.
Infelizmente, no Brasil, vivemos em permanente estado de atenção e de muito estresse e, ainda, acometidos de outras doenças relacionadas à vida nada fácil dos jornalistas.
Temos constatado o imenso desrespeito a estes profissionais de há muito tempo. Nos últimos anos, e por parte de autoridades/fontes públicas do atual governo, de forma ainda mais acentuada essa violência.
A violência conceitual e também física contra jornalistas tem sido constante e isso gera doenças que afetam a saúde mental. Muitos de nós sofrem as consequências. Também temos sido, cada dia mais, em decorrência da exposição, vitimados com Covid-19.
Neste momento, muitos de nós se encontra no hospital, intubado, entre a vida e a morte, ou já no cemitério. Nas últimas semanas, anunciamos entre os profissionais a partida de colegas de várias idades, inclusive jovens.
Dados da FENAJ sobre a violência e sobre saúde, especialmente sobre os que nos deixaram em decorrência da pandemia, são alarmantes.
Este dia 7 de abril, portanto, é dia de reflexão sobre a profissão, em especial sobre a saúde e a falta dela. Também ainda que lutemos para manter a vida, é preciso não se esquecer de que direitos são retirados e com eles amplia-se a precarização.
Hoje é dia de luta porque temos nada a comemorar e tudo para ser a profissão da resiliência e, sobretudo, de alento às condições de vida, por meio da informação precisa, à sociedade! Saúde, jornalista!

Alcimir Antonio do Carmo, é presidente do SindJorNP – Sindicato dos Jornalistas e da FJLP – Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa