Saúde, jornalistas!

7 de abril é o Dia Nacional dos Jornalistas e Dia Mundial da Saúde. Nada mais a propósito do que reverenciar e pedir pela saúde do profissional que defende e luta pela sanidade institucional em todo o mundo. Hoje, então, é dia de pedir para que se saúde e que todos os jornalistas tenham saúde para combater as doenças – e os doentes – que nos assolam no Brasil e pelo mundo, mas, especialmente, no universo lusófono. Infelizmente, em todos os países e comunidades de língua portuguesa, os jornalistas têm sido alvos de violências as mais diversas tanto morais quanto físicas, imateriais e materiais.

No Brasil, diariamente, o atual governo federal, por seu presidente e equipe, tem protagonizado episódios lamentáveis de violência – ou à sua incitação – por meio de seguidores/apoiadores/escudeiros contra jornalistas e isso ocorre por todo o território do País.

Absurdamente, o próprio presidente em suas falas desrespeita os jornalistas com xingamentos, discursos preconceituosos, desmerecimentos, e comentários maldosos em claro desrespeito às regras de convívio social, de postura de uma autoridade pública (neste caso, um chefe de Estado e de Governo).

O presidente, como todo o mundo sabe, e desde sempre, faz apologia à ditadura e aos seus artífices. Não tem o menor respeito às liberdades e isso é incompatível com o cargo que exerce. Certamente, não se deu conta do que o Brasil é uma democracia, e embora ainda jovem, tem na liberdade de expressão e de imprensa a ferramenta fundamental à construção de uma Nação livre e próspera e que só o debate permitirá que todos os cidadãos participem de fato e de direito da construção do País.

Neste Dia Nacional do Jornalista e Dia Mundial da Saúde, por conta das doenças físicas e mentais porque passam o Brasil e os brasileiros, com ameaças aos seus direitos e liberdades, bem como à sua integridade física e mental, queremos chamar a atenção das sociedades brasileira e mundial para que apoiem e fortaleçam o jornalismo e a democracia.

A informação credível, produzida com a mediação dos jornalistas, ainda é o melhor remédio para se acabar com a doença do autoritarismo e contribui para com a consolidação da liberdade e democracia, condição fundamental à saúde não apenas física e mental dos cidadãos, mas, institucional e para todos os países.
Saúde, jornalistas!!!

Alcimir Antonio do Carmo, é jornalista e presidente da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa – FJLP (entidade que representa jornalistas nos países e comunidades de língua portuguesa) e diretor de sindicalização (e de relações internacionais) no Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista – SindJorNP