Sem Bolsonaro, violência contra jornalistas cai 51,86% em 2023

FENAJ lança Relatório da Violência contra Jornalistas 2023 na quinta-feira (25/01), no Sindicato do Município do Rio

Os números absolutos da violência contra jornalistas no Brasil apontam para uma queda significativa das agressões no ano de 2023. Foram 181 casos, 51,86% a menos que os 376 registrados em 2022. Entretanto, o total de episódios registrados ao longo do ano passado representa 34,07% a mais do que os 135 contabilizados em 2018, antes da ascensão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

O Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2023, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), será lançado na próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 15h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (R. Evaristo da Veiga, 16, 17º Andar – Centro). O evento é aberto ao público e será seguido de uma entrevista coletiva.

O decréscimo de 51,86% no total de casos foi consequência direta da ainda mais significativa retração no número de episódios de duas categorias de violência: a Descredibilização da imprensa e a Censura, ambas infladas em 2022 (e nos três anos anteriores), por ação de Jair Bolsonaro.

De acordo com a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, o fim da institucionalização da violência contra a categoria, perpetrada por Bolsonaro, fez cair o número de agressões diretas aos profissionais e desabar os ataques genéricos e generalizados a veículos de mídia e a profissionais, categorizados como Descredibilização da imprensa.

“PODEMOS COMEMORAR A QUEDA NOS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA, EM 2023. MAS TEMOS DE CONTINUAR EM ALERTA E MOBILIZADOS, PORQUE AS CIFRAS CONTINUAM MUITO ELEVADAS”, COMENTA A DIRIGENTE SINDICAL.

“A realidade cotidiana do trabalho dos jornalistas permanece preocupante. As agressões à categoria e ao Jornalismo continuam e, em determinadas categorias de violência, até cresceram significativamente em 2023”, pontua Samira de Castro.

Durante o lançamento, serão detalhados os números da violência por categoria, região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores.

Serviço:

Lançamento do Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2023.

Quinta-feira, 25/01, às 15 horas

Sede do Sindicato dos Jornalistas do Município do RJ (R. Evaristo da Veiga, 16, 17º Andar – Centro)

Fonte: site Fenaj