Brasil ocupa 111ª. posição no ranking de liberdade de imprensa

Dentre 180 países nos quais a liberdade de imprensa é avaliada por entidades internacionais como a Repórteres Sem Fronteiras – RSF, o Brasil, neste ano, desceu 4 posições no ranking mundial indo para o 111º Lugar. Trata-se o Brasil de um dos países onde a profissão de jornalismo é das mais perigosas de se exercer e, agora, chega à fase vermelha, ou seja, de alerta máximo – antes da última, só existente nos países sem qualquer liberdade de expressão, principalmente na Ásia e no Oriente Médio, mas também na Africa e Europa, pois vários estudos apresentam que existem dificuldades crescentes dos jornalistas em investigar e divulgar temas considerados delicados.

Situação no Brasil se agravou nos últimos dois anos, a partir da eleição e posse do atual presidente da República e quem não tem qualquer respeito para com jornalistas, inclusive com as mulheres, atacando a imprensa e seus profissionais em diversas situações.

Um relatório completo sobre essa violência foi elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e disponibilizado recentemente, bem como, uma Ação Direta que Inconstitucionalidade (ADIN) movida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) contra o governo federal do Brasil junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em razão da enorme quantidade de processos da presidência e ministérios contra jornalistas por matérias produzidas e que os desagradem.

Os países que respeitam seus profissionais de imprensa

De volta ao ranking da RSF e em contraposição, de acordo com esse levantamento anual, “e pelo quinto ano consecutivo, a Noruega aparece em primeiro lugar, embora os meios de comunicação do país tenham destacado a falta de acesso a informações públicas sobre a pandemia. A Finlândia mantém o segundo lugar, enquanto a Suécia (3º, +1) recupera o terceiro, perdido no ano passado para a Dinamarca (4º, -1). A edição 2021 do Ranking confirma assim uma forma de “dominação nórdica”, ou de “modelo nórdico”, para evitar a ideia de competição.

O controle do jornalismo é revelado pelos dados do Ranking

O ranking da RSF mede as restrições de acesso e os entraves à cobertura jornalística em flagrante deterioração deste indicador no período. Os jornalistas estão limitados no acesso tanto ao campo quanto às fontes de informação, por especialmente por conta da crise sanitária ou tendo ela como pretexto. Será que este acesso será restabelecido após o fim da pandemia?

Para o presidente do SindJornNP e FJLP, Alcimir Carmo, “é importante que manifestações de entidades de defesa dos jornalismo e dos jornalistas sejam levadas ao conhecimento da sociedade para que essa não permita, sob qualquer pretexto, que haja restrição de liberdade de expressão, informação e de imprensa porque se trata da própria respiração do organismo vivo chamado democracia, e a atividade jornalística livre é fundamental para que se mantenha vivo esse organismo!”
Estudo e matéria completos e, em português, no link Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa: https://rsf.org/pt/classificacao%20

O Ranking de 2021
Países com maior liberdade de imprensa

1º Noruega