Entidades de jornalismo e universidades promovem curso a jornalistas africanos

Desde o dia 7 de setembro de 2022 – com previsão de finalização no dia 20 -, e em iniciativa da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), cujo presidente é também do Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista (SindJorNP), Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde – AJOC e Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação de Guiné Bissau – SINJOTECS, além de inúmeras entidades locais em ambos os países do Continente Africano, são realizadas atividades de palestras, conhecidas como formações (de atualização profissional) destinadas aos colegas jornalistas nesses países lusófonos.

A iniciativa conta com o apoio acadêmico da Universidade ‘Faculdades Adamantinenses Integradas’ (UNIFAI), que destacou as professoras e pesquisadoras nas áreas de língua portuguesa, literatura, história e geografia, Izabel Castanha Gil (docente do curso de história) e Eunice Ladeia Guimarães Amaro para essa empreitada com o objetivo de oportunizar aos jornalistas em Cabo Verde e Guiné Bissau de experiências em comunicação e jornalismo voltadas à comunidade.

O evento tem o suporte do colega Sérgio Barbosa, professor doutor em comunicação com atuação na UNIFAI, e que é jornalista diplomado e foi dirigente sindical da categoria na região Oeste do Estado de São Paulo. “É um parceiro do SindJorNP e FJLP e nos indicou as professoras/pesquisadoras para o nosso programa de Formação e Atualização dos Jornalistas de Língua Portuguesa”, disse o presidente da Federação dos Jornalistas lusófonos, Alcimir Antonio do Carmo.

Agradecimentos institucionais

“Em nome dos jornalistas lusófonos e suas representações (sindicatos e associações) no âmbito da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa – FJLP, agradecemos as professoras/pesquisadoras na UNIFAI, Isabel Izabel Castanha Gil e Eunice Amaro pelo contributo ao Programa de Formação e Atualização dos jornalistas de língua portuguesa, nesta oportunidade, dirigido aos colegas em Cabo Verde e Guiné Bissau! Agradecimentos aos colegas Geremias Furtado (presidente da AJOC-CV) e Indira Baldé (SINJOTECS- GB) pela acolhida às pesquisadoras brasileiras e ao estimado colega jornalista Sérgio Barbosa pelo apoio! Alcimir Carmo, presidente da FJLP”.