FIJ promete processar Israel se jornalistas forem alvo em Gaza

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) tomará medidas legais contra políticos e líderes militares israelenses se estes não cumprirem as ordens do Tribunal Internacional de Justiça relativas à perseguição de jornalistas.

A FIJ enviou uma carta ao Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu e ao Ministro da Defesa Yoav Galant do governo israelense, informando-os que os 600 mil membros da organização consideram os jornalistas em Gaza seus colegas e exigem a salvaguarda do exercício destes profissionais.

Leia a carta abaixo:

Sr. Benjamin Netanyahu / Primeiro Ministro israelense
Sr. Yoav Gallant / Ministro da Defesa de Israel

Escrevemos-lhe em nome da Federação Internacional de Jornalistas, que representa 600.000 jornalistas que trabalham em mais de 140 países em todo o mundo.

A Constituição da Federação Internacional de Jornalistas estipula a proteção e promoção dos direitos e liberdades dos jornalistas e a defesa da liberdade dos meios de comunicação social e da independência da imprensa. O Sindicato dos Jornalistas Palestinos é um dos nossos membros, e jornalistas de 140 sindicatos de todo o mundo consideram os jornalistas palestinos como seus colegas.

Temos acompanhado com grande preocupação o número crescente de assassinatos de jornalistas registados em Gaza desde 7 de outubro. Como sabem, o número de mortos representa aproximadamente dez por cento dos jornalistas que trabalham no setor.

Sabemos que Israel respondeu à horrível invasão e à tomada de reféns israelenses pelo Hamas no dia 7 de outubro e, no entanto, os assassinatos entre jornalistas – cerca de três vezes mais do que entre profissionais de saúde, por exemplo – têm sido de tal ordem que é impossível acreditar em coincidência.

Existem vários relatos de que a IDF tem acesso a sistemas de mira altamente avançados, aprimorados por IA, como o sistema Gospel. Se estes relatórios forem precisos, pode-se presumir que as decisões são tomadas numa base individual relativamente aos profissionais de comunicação social visados, às suas famílias e às suas casas?

O Tribunal Internacional de Justiça também ordenou a Israel “que tome todas as medidas ao seu alcance para cessar a matança de palestinos em violação da Convenção do Genocídio” e que informe o Tribunal sobre as políticas que o seu governo adotou para este fim.

Escrevemos para lembrar que o direito internacional exige que os Estados façam tudo o que estiver ao seu alcance para proteger os civis e tratar os jornalistas como civis. Apelamos agora a que se comprometam e emitam políticas e procedimentos específicos para garantir que o pessoal militar israelense cumpra este requisito.

Esperamos que a humanidade e o desejo de promover uma mídia livre sejam suficientes para persuadi-los a tomar estas medidas. No entanto, se isso não acontecer, não hesitaremos em levar casos a tribunais internacionais contra políticos e comandantes das FDI e encorajaremos os nossos 187 membros afiliados a fazerem o mesmo sempre que os seus mecanismos judiciais nacionais o permitam.

Sinceramente,
Dominique Pradalié/Presidente da Federação Internacional de Jornalistas