Jornalista e sindicalista alvo de perseguições é recontratado pelo Governo de Cabo Verde

O jornalista e sindicalista Geremias Furtado foi recontratado pelo Governo de Cabo Verde, na África. Ele foi alvo de perseguições do administrador único da agência estatal de notícias, a Inforpress, José Vaz Furtado, que acabou sendo exonerado.

As denúncias de violação do direito de exercício profissional contra Geremias, que é presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), foram recebidas por várias instituições que defendem a liberdade de imprensa e direitos humanos, entre as quais o SindJorNP e a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).

“Foi feita justiça”, disse o presidente do sindicato e da FLJP, Alcimir Antonio do Carmo, sobre a recontratação de Geremias.

Carmo ressalta que o SindJorNP e a FLJP vinham acompanhando com preocupação o caso de Geremias. “Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil e em vários países onde a democracia está ameaçada a situação de Geremias era preocupante, pois retrata uma escalada odiosa contra a nossa categoria”, ressalta.

CONSELHO REGULADOR

No dia 28 de fevereiro, em reunião, o Conselho Regulador acatou denúncia de Geremias contra a Infopress por violações à liberdade e independência dos jornalistas.
Abaixo a Deliberação na íntegra dos conselheiros sobre a queixa apresentada pelo jornalista.

Deliberaçao ARC _ Geremias_0001 (1)