SindjorNP e FJLP repudiam ataque do comandante do Baep a jornalista

Durante fala na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Rio Preto, no último dia 22, o comandante do Baep, tenente-coronel José Thomaz da Costa Júnior, atacou jornalista do Diário da Região por causa de matérias veiculadas sobre o vídeo publicado pelo próprio batalhão da PM em que uma cruz é incendiada, no dia 15 de abril.

O episódio, que a corporação afirmou ser de um “treinamento militar para superação de limites”, teve repercussão nacional negativa, pois foi associado a grupo de ódio, a Ku Klux Klan, movimento supremacista branco, de extrema direita. Em decorrência das críticas, o Baep retirou o vídeo das redes sociais.

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) denunciou o vídeo à Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério Público de Rio Preto e a Corregedoria da Polícia Militar investigam o caso.

Nesta terça-feira, em sessão ordinária na Câmara rio-pretense, o assunto voltou à pauta pelo vereador João Paulo Rillo (PSOL), que manifestou apoio à apuração dos fatos.

“Como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista, SindJorNP, e presidente da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa, FJLP, manifesto o meu repúdio veemente aos ataques sofridos por jornalista do jornal Diário da Região tendo como responsável o comandante do Baep, um tenente-coronel. Felizmente, não vivemos sob a égide do regime militar e não podemos permitir que profissionais tenham o seu direito de exercer livremente a profissão cerceados por quem deveria garantir a segurança pública e não espalhar o terror”, declarou o jornalista Alcimir Carmo.

FALAS DO COMANDANTE

Durante o uso da palavra no Legislativo, o tenente-coronel José Thomaz disparou que “Aqui manifestou meu repúdio pelo jornal Diário da Região. Eu repudio pela irresponsável repórter que eles colocam no seu quadro de colunistas e irão pagar por isso” e “Não podemos aceitar silente e passivamente ataques dessa natureza. Não vamos aceitar isso”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *