SindJorNP e FJLP repudiam atos golpistas contra a democracia brasileira

O Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista (SindJorNP) e a Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) vem a público repudiar, de forma veemente, os atos golpistas ocorridos neste domingo, 8, em Brasília, quando os Três Poderes da República, símbolos da democracia brasileira, foram depredados.

As invasões nas sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto são um episódio lamentável de selvageria e um ataque covarde e criminoso contra o estado democrático de direito.

Merecem ainda o nosso repúdio os atos reiterados durante o governo anterior (de extrema-direita), e com repercussão atual, os quais, deixaram milhares de seguidores dentro e fora de órgãos públicos, contra os jornalistas brasileiros e, especialmente, contra a liberdade de exercício profissional dos jornalistas brasileiros.

Essas atitudes antidemocráticas são atos terroristas que afetam a democracia, o exercício profissional dos jornalistas e geraram um dano inestimável ao patrimônio público.

O que aconteceu neste 8 de janeiro entrou para as páginas mais tristes da história nacional. Este domingo ficou manchado pelo extremismo fascista, pela intolerância, pelo vandalismo e pela aparente conivência de autoridades para com os grupos de terroristas travestidos de patriotas.

Que os culpados e seus financiadores sejam exemplarmente punidos. Não se trata de uma briga por essa ou aquela corrente ideológica. É a democracia brasileira que está em jogo e as autoridades não podem mais fazer vistas grossas a quem destruiu obras de arte únicas no mundo e aterrorizou pessoas que querem apenas viver em paz no seu próprio país.

As provocações venham de onde vieram, não podem se traduzir em atos que prejudiquem o povo trabalhador brasileiro e que se possa viver em paz e o novo governo tenha condições de reconstruir um País dilacerado pela loucura, pelas notícias falsas (fake news), por uma política elitista, pelo ódio, pela violência e pelos reiterados crimes contra a humanidade e contra a Amazônia.

Repudiamos quem usa os símbolos pátrios para cometer crimes bárbaros e exigimos que a Justiça seja aplicada doa a quem doer e sem demora.

Alcimir Antonio do Carmo, presidente do SindJorNP e FJLP