SindJorNP repudia censura à Rádio Difusora AM de Olímpia

A Coligação “Olímpia melhor para todos”, que tem como candidato a prefeito Fernando Augusto Cunha, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de Olímpia contra a rádio Difusora AM, com sede naquela cidade. O candidato pediu a suspensão total da programação da rádio por 24 horas e a interdição da programação jornalística da emissora até o dia 2 de outubro, data das eleições municipais.

Um comentário feito pelos apresentadores do programa Acontecendo em Olímpia, que vai ao ar diariamente, às 11h30, motivou o pedido judicial. O candidato encaminhou à Justiça trecho do noticiário veiculado no dia 02 de agosto, quando os radialistas Jair Viana e Fernando Martinelli reproduziram a informação de que Cunha possui uma dívida de IPTU com a Prefeitura de São José do Rio Preto. Fato que foi confirmado por ele durante entrevista à emissora local, na condição de pré-candidato a prefeito.

O pedido de liminar foi negado pelo juiz da 80ª Zona Eleitoral, Lucas Figueiredo Alves da Silva, que considerou desnecessária a suspensão da programação jornalística da emissora. O magistrado, porém, se baseou na Lei Eleitoral e recomendou que os jornalistas não emitam comentários a respeito de candidatos, partidos ou coligações, bem como não veiculem propaganda política durante a programação.

“Notícia é notícia, antes, durante e depois das eleições. O Sindicato dos Jornalistas do Noroeste Paulista repudia toda e qualquer censura ao trabalho jornalístico. A liberdade de expressão e o livre exercício profissional devem estar garantidos sempre. É inadmissível que um candidato tente calar a imprensa porque foi revelado um fato que para ele não é favorável, principalmente por estar disputando um cargo político. Não compactuamos com nenhum tipo de censura e a conduta desse candidato é autoritária, despropositada e cerceadora, um desrespeito aos profissionais e à própria população”, afirma Daniele Jammal, presidente do SindJorNP.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *