Morre, aos 76 anos, o jornalista Walter do Valle

Um dos mais conhecidos e respeitados profissionais da ‘velha guarda’ do jornalismo rio-pretense, Walter Alves do Valle, morreu ontem (2/8), aos 76 anos, em Botucatu, SP, vítima de um câncer. Seu corpo foi velado no Cemitério Municipal de Botucatu, onde mora sua filha, e a cremação deve acontecer ainda hoje.

Dono de um texto que convidava à leitura e agradava desde os mais cultos até os mais humildes, Walter foi protagonista em todos os veículos de comunicação onde trabalhou.

De personalidade forte, vibrante e até um pouco excêntrica, era um excelente professor para os ‘focas’ nas redações e um companheiro leal para os colegas. Adorava melhorar as matérias e era inegável que conseguia fazer isso com rapidez e competência, burilando uma palavrinha aqui e outra ali.

“Logo que comecei no jornalismo tive a honra de conhecer e trabalhar com o Walter do Valle. Um jornalista investigativo de primeira, um editor que realmente transformava um fato trivial em um acontecimento que valia a pena investir. Era um contador de histórias nato. De pescarias a relatos que beiravam o fantástico ele era insuperável. Dono de um coração generoso estava sempre pronto a ajudar quem quer que fosse. Não era fácil o temperamento do meu amigo, por isso mesmo ele era tão querido, por causa disso era o Walter. Já deixou saudades”, declarou a presidente do SindJorNP, Daniele Jammal.

Carreira brilhante

Popular, insubstituível, icônico. Adjetivar Walter do Valle é perda de tempo. Era único. Suas passagens por jornais e emissoras de televisão foram sempre marcantes. Foi editor no jornais Diário da Tarde, Correio da Araraquarense, Jornal de Hoje (Campinas), A Tribuna, Valeparaibano (São José dos Campos), Dia e Noite, Folha de Rio Preto e Diário da Região; repórter especial e colunista do Bom Dia; um dos fundadores da Revista Globo Rural; produtor de reportagens da TV Globo Noroeste Paulista, TV Globo Oeste Paulista de Bauru e Fantástico; jurado do Programa Amaury Jr na TV Rio Preto/Canal 8 (Record); e co-autor, com a irmã Dinorath do Valle, do livro ‘Monumento à Vida’, de 1997.

 

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *