“O abuso online não faz parte do trabalho”, diz FIJ

“O assédio online não faz parte do trabalho”, disse Jennifer Moreau, membro do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e do sindicato canadense UNIFOR, concluindo o seu discurso no webinar da Federação sobre o combate ao abuso de gênero online, realizado em 24 de novembro. Antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a FIJ apelou às suas organizações filiadas para que adotem estratégias claras para erradicar o abuso online e apoiem os seus afiliados quando estiverem sujeitos a ele.

O webinar da FIJ foi uma resposta a este apelo e uma oportunidade para os representantes sindicais atualizarem os seus conhecimentos sobre como intervir quando os seus membros enfrentam abusos online.

De acordo com a FIJ, que lançou a sua campanha #YouAreNotAlone em 2019 para combater o abuso online, as mulheres têm sido particularmente afetadas e as mais atacadas são aquelas que se identificam como LGBTQIA+ e/ou são membros de minorias religiosas ou étnicas. Um dos principais aspectos destes ataques é que se baseiam no gênero e na sexualização.

Durante o webinar, Jennifer Moreau identificou seis passos para os sindicatos abordarem o abuso online: fornecer apoio emocional à vítima, documentar o abuso, avaliar a ameaça e o que ela implica, fornecer uma resposta à pessoa afetada, denunciar a ameaça (ao empregador, à polícia), implementar medidas de segurança digital (também como ferramenta preventiva) e monitorar o caso e o autocuidado do colega.

“ O assédio online é uma questão de saúde e segurança e deve ser tratado como tal pela indústria dos meios de comunicação social ”, disse Moreau, destacando a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre violência e assédio no trabalho, que identifica o abuso online como violência que ocorre no local de trabalho.

A FIJ também destacou o papel que as plataformas devem desempenhar no combate aos abusos. Embora o X (anteriormente Twitter) tenha reduzido drasticamente sua equipe de moderação e pareça incapaz de gerenciar o abuso online, outras plataformas também têm trabalho a fazer. A FIJ alerta também para a inação das plataformas online contra o abuso em outras línguas que não o inglês, com algoritmos e bots concebidos primeiro para falantes de inglês, privando outras línguas do mesmo nível de proteção.

“A luta contra o abuso online é um esforço coletivo. É por isso que os sindicatos devem fazer a sua parte em conjunto com os colegas dos meios de comunicação e jornalistas. A ideia é que a pessoa agredida nunca se sinta isolada e que todos os abusos sejam avaliados e tratados”, afirmou a presidente do Conselho de Gênero da FIJ, Maria-Angeles Samperio.

De acordo com uma pesquisa da IFJ de 2018 , apenas metade das vítimas de abuso online (53%) relataram ataques à sua gestão de mídia, sindicato ou polícia, e em dois terços dos casos isso não foi feito.

Agência Brasil