FJLP se solidariza com jornalista agredido em José Bonifácio

A/c de ÉMERSON MORAIS
Diretor de Relações Internacionais

Prezado dirigente sindical

A Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa – FJLP, entidade que congrega representações de jornalistas em todos os países e comunidades de língua portuguesa pelo mundo, vem, pela presente, informar que recebeu sua comunicação de agressão física e moral ao jornalista Marco Antonio Martins Bucater, com quem nos solidarizamos e a quem nos colocamos à disposição para medidas necessárias a fim de que cessem as perseguições ao seu trabalho profissional e às liberdades individuais e coletivas, em especial em relação a livre veiculação de informações.

Saibam os jornalistas nessa região de São Paulo que esta FJLP repudia toda e qualquer violência aos profissionais e/ou ao trabalho dos jornalistas, pois, medidas como essa na qual nos relata o SindJorNP vão de encontro ao princípio do estado democrático de direito, do direito de ofício e de expressão e imprensa.

Outrossim, informamos que encaminharemos aos órgãos nacionais e internacionais a comunicação sobre essa agressão, bem como o repúdio a esse tipo de atitude contra o fundamental trabalho do jornalismo para a consolidação da democracia.

A violência, é ainda mais grave neste caso porque atinge a membro representante da categoria profissional dos jornalistas, o que como agravante, caracteriza-se como crime contra a organização no trabalho.

A FJLP e certamente o SindJorNP esperam que as autoridades competentes procedam à rápida investigação e criminalização do indicado autor dessa violência, com vistas a coibir qualquer outro atentado à liberdade de ofício e das liberdades de imprensa e de expressão, bem como à vida do jornalista e à democracia!

Que desta manifestação de solidariedade seja dado o conhecimento ao jornalista Marco Bucater, bem como, e igualmente, o repúdio ao agressor e, enfim, às  autoridades constituídas, o pedido de providências céleres à apuração e punição exemplar ao agressor!