O discurso do ódio no debate científico na Web

Ignácio Amigo é um cientista e divulgador científico espanhol que mora no Brasil. Ele tem, na suas próprias palavras, ”o péssimo hábito de ler os comentários dos artigos”. No seu texto “The Science behind online hate” publicado no site britânico The Canary, Amigo expõe explicações possíveis da hostilidade de uma parcela do público digital e relata algumas experiências já feitas para enfrentar o problema da violência na internet.

Um par de décadas atrás, toda a comunicação de massa tinha um lado. Para os jornais, o rádio e a TV, a “audiência” era simplesmente receptores de informação. Isso mudou com a chegada de internet, os comentários online e as mídias sociais. Finalmente, essa audiência tinha voz. Foi permitido ter opinião e expressá-la. Um mundo de possibilidades se abriu. Repentinamente, foi possível estabelecer um diálogo entre os que criam conteúdo e os que o consumem. O único problema foi que junto com o engajamento de conversações construtivas, veio a oportunidade de insultar sem medo a retaliação.

Infelizmente, a internet converteu-se em uma espécie de Far West onde estão ressurgindo muitos conceitos e ideologias que pareciam superadas, mortas ou agonizantes. Comportamentos que envenenam a atmosfera vão desde falta de educação até o discurso do ódio. Como diz Danielle Keats Critron no seu livro “Hate crimes in cyberspace” (Crimes de ódio no ciberespaço), a internet virou “o próximo campo de batalha dos direitos civis”.

Fonte: Roxana Tabakman, Observatório da Imprensa, edição 901

Imagem: senadofederal.tumblr.com

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *